Entenda a importância do marketing na odontologia


Entenda a importância do marketing na odontologia

Você já ouviu falar de marketing na odontologia? Embora muitas clínicas já utilizem estratégias para divulgar seus serviços de forma efetiva, diversos profissionais possuem dúvidas sobre a eficácia dessas técnicas.

No post de hoje você verá como muitas empresas já têm obtido diversas vantagens e como essas técnicas são importantes para seu consultório.

Pronto para melhorar os resultados de sua clínica? Então, continue conosco!

Vantagens do marketing

Você mesmo é prova da eficiência das estratégias de marketing. Lembre-se de quantas vezes você comprou um produto por ver um comercial na televisão, gostou de uma empresa por causa de uma boa propaganda e aceitou propostas de empresas que pareciam conhecer suas necessidades.

O marketing digital também é uma boa forma de se comunicar com seu público. Um estudo mostra que 82% das empresas que fazem postagens diárias conquistam clientes vindos desses canais. Além disso, é até 62% mais barato que os outros meios, gerando 3 vezes mais contatos.

Os consumidores decidem fazer compras a todo momento, seja no trabalho ou em casa. Com o advento da internet, é ainda mais fácil ter dados mais completos, o que é útil para ajudá-lo a selecionar seu público ideal. Por isso, o marketing tem sido útil a muitas empresas para atrair mais clientes e melhorar o número das suas vendas.

Muitos dentistas, porém, se perguntam se suas clínicas também podem ser beneficiadas com essas ações. Para começar, você sabia que um dentista chamado Douglas Lima conseguiu aumentar seu faturamento em mais de 17% utilizando técnicas de marketing? Sabendo que isso é possível também para sua clínica, veja, no tópico a seguir, como o marketing funciona na odontologia.

Benefícios do marketing na odontologia

Embora a odontologia não tenha um foco em vendas, como outras áreas, você pode utilizar o marketing para otimizar seus resultados. Mostraremos quais benefícios as estratégias trazem para sua clínica. Confira!

Identificação de potenciais clientes

Para os odontologistas, o número de clientes não é sempre um indicador de sucesso, visto que muitos desses não fecharam o tratamento. Sendo assim, em vez de atuar para atrair muitos pacientes, é mais interessante ter um projeto para aumentar o número de forma inteligente.

Com o marketing, você conhecerá quais são as pessoas que possuem o perfil da empresa e maior chance de permanecerem mais tempo na clínica. Dessa forma, você buscará atrair as pessoas corretas e deixará de abordar qualquer pessoa que passar na rua.

Para isso, é necessário utilizar estratégias que são direcionadas e personalizadas para cada consultório. As ações de marketing precisam atender às necessidades e oportunidades disponíveis para seu negócio, superando as expectativas dos clientes e aumentando seu lucro financeiro.

Atração de clientes

Depois de compreender seu público-alvo, é importante que você transmita a sensação de segurança e qualidade que ele necessita para contratar seus serviços, como:

  • apresentação da clínica;

  • site elaborado e fácil de navegar;

  • gráficos padronizados;

  • equipe coerente e bem treinada;

  • utilização de conteúdo útil e relevante aos seus pacientes na internet;

  • criação e gerenciamento de redes sociais;

  • ​utilização de links patrocinados para aumentar o alcance de suas campanhas (como Facebook Ads e Google AdWords).

Todos os pontos são importantes para que seus objetivos sejam alcançados e sua marca seja conhecida. Atualmente, é imprescindível que você também trabalhe com as mídias sociais. Pesquisas mostram que pelo menos 40% da população mundial (cerca de 3 bilhões de pessoas) está conectada a elas. Sendo assim, esse é um bom local para encontrar clientes que precisem de seu atendimento.

Fidelização de clientes

Ter pacientes satisfeitos com seus serviços não significa que eles serão fiéis. Por muitos motivos, porém, um cliente pode procurar outro dentista. Para realmente fidelizá-lo, você precisa fazer mais do que corresponder às expectativas deles; é necessário superá-las.

As estratégias de marketing são úteis para que seus clientes sejam surpreendidos em todos os processos da clínica, seja antes, durante ou depois das consultas.

Algumas ações importantes são:

  • humanizar o tratamento com os pacientes;

  • adequar o discurso empresarial;

  • estudar quais são as inovações para atender os clientes;

  • ​antecipar as principais necessidades dos clientes.

O marketing pode ajudá-lo a melhorar a eficiência de seus atendimentos, mesmo em caso de pacientes eventuais. Você pode ligar para eles e mostrar que já está na hora de fazer uma nova limpeza, além de rever processos e exames mais complexos.

Além disso, os meios on-line são ótimas ferramentas para educar seus clientes quanto às melhores práticas de higiene, doenças comuns e procedimentos adequados. Dessa maneira, você poderá, a partir de conteúdo útil para seu público, atrair pessoas para sua clínica.

Nesse caso, a lógica é justamente o contrário do que normalmente vemos. Em vez de seu consultório correr atrás de novos pacientes, eles virão até você! As pessoas já não se impressionam tanto com simples anúncios. Elas querem comprovações de que os profissionais são de qualidade. E uma das formas de mostrar autoridade é criar conteúdo que tire as principais dúvidas das pessoas.

Contratação de planos mais longos

Como você pode notar, os benefícios citados estão conectados entre si. Então, além de fidelizar seus clientes, é importante educá-los quanto à necessidade de fazer tratamentos mais longos e completos. Diferentemente do que o senso comum imagina, o marketing não deseja enganar as pessoas, oferecendo serviços que elas não necessitam.

Ao contrário, as estratégias visam encontrar as pessoas certas e mostrar para elas quais são as grandes vantagens que elas terão se fizerem os tratamentos mais completos e indicados ao caso dela.

O marketing online também pode ser útil a seu negócio. Com ele, você conseguirá até segmentar pessoas que já tenham feito algum tipo de tratamento e conversar de maneira personalizada com ela.

Importância da contratação de uma agência especializada

Para que sua clínica conquiste todos os pontos acima destacados, é necessário que você crie um planejamento estratégico de marketing para definir os principais objetivos da sua campanha.

Para obter sucesso com marketing na odontologia, por vezes, é interessante terceirizar esse serviço para que você tenha mais tempo para atender seus pacientes e otimizar o funcionamento do consultório. Além disso, você contará com profissionais qualificados para ajudá-lo a atrair e fidelizar seus clientes.

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