Agenda de pacientes vazia? Veja 7 dicas para bombar o consultório!


Agenda de pacientes vazia? Veja 7 dicas para bombar o consultório!

Ter uma boa formação e ser um profissional de excelência não é suficiente para ter uma agenda de pacientes sempre cheia. É preciso investir em boas estratégias para atrair as pessoas para seu consultório, pois há muitos bons dentistas no mercado e, portanto, a área está bastante concorrida.

Além disso, os pacientes estão cada vez mais exigentes e bem informados. Então, se você quer ter sucesso em sua carreira e deseja uma agenda sempre cheia, deve investir constantemente na divulgação de seus serviços, além de cuidar da qualidade do atendimento. 

No post de hoje, vamos dar algumas dicas para você ter seus horários de atendimento sempre ocupados e bombar o consultório. Confira!

1. Escolha os canais de comunicação corretos

Um erro bastante comum entre empresas de qualquer segmento é investir em marketing e propaganda sem antes pesquisar se aquele canal de comunicação atinge seu público-alvo. Se a maior parte dos seus pacientes está na faixa dos 60 anos de idade, talvez o investimento em redes sociais não gere tanto impacto, já que pessoas nessa fase da vida não são muito adeptas das novas tecnologias.

Para que você tenha um bom retorno em suas estratégias de marketing, você precisa pesquisar quais são os canais de divulgação que atingem seus pacientes em potencial. Você pode fazer isso pedindo para que as pessoas que frequentam seu consultório preencham um questionário e respondam como souberam de seus serviços. Depois, é só conferir qual mídia teve mais retorno e continuar investindo nela.

2. Invista em marketing digital

O marketing digital é o melhor aliado na hora de angariar pacientes para o consultório. Mesmo com as limitações do Conselho Federal de Odontologia  CFO em relação às propagandas, estratégias bem-feitas oferecem excelentes resultados. E o melhor de tudo: o Custo por Aquisição de Clientes  CAC é bem menor com estratégias online quando comparado com as mídias tradicionais.

E em tempos de mídias sociais e pessoas conectadas à internet 24 horas por dia, não dá para ignorar essa poderosa ferramenta de marketing. Claro que não é necessário investir em todos os canais de comunicação digital e nem ter presença em todas as redes sociais. Basta identificar os canais que mais atingem o seu público-alvo, conforme citamos no tópico anterior.

3. Invista no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias que não podem faltar na divulgação de seu consultório. Isso porque as pessoas buscam bastante informação na rede, e ter um blog voltado para o esclarecimento da população sobre saúde bucal fará toda a diferença.

Inclusive, o CFO orienta aos profissionais que usem a propaganda de forma educativa. Então, você pode explorar esse ponto e criar materiais relevantes para que as pessoas aprendam a cuidar melhor de seu sorriso. Crie conteúdos ricos sobre como ter uma higiene bucal eficiente, fale sobre novos tratamentos e técnicas, enfim, explore assuntos que agreguem valor a seus serviços, que esclareçam e ajudem as pessoas a cuidarem melhor delas mesmas.

Além de artigos, você tem a possibilidade de produzir e-books, vídeos e podcasts explicando sobre problemas bucais e a maneira de tratá-los. Com um conteúdo relevante, você pode tanto ter uma agenda de pacientes sempre cheia, quanto ganhar autoridade no assunto.

4. Cuide do espaço de atendimento a pacientes

Mas não adianta investir em estratégias de marketing, passar uma imagem de uma clínica top de linha, se a realidade não condiz com o que é mostrado nas propagandas. Por isso, você deve cuidar muito bem do espaço onde presta seus serviços. E não estamos falando somente de limpeza, mas também de organização e de bons funcionários.

Imagine que o paciente chega para consultar e se depara com um local desorganizado, com atendentes mal-preparados, que não sabem como atendê-lo? Com certeza ele não terá uma boa impressão e dificilmente vai contratar seus serviços. Além disso, ele ainda poderá fazer propaganda negativa de seu consultório.

5. Ofereça algum tipo de benefício aos pacientes

Como citamos no início do artigo, os pacientes estão cada vez mais exigentes e não querem somente ter um problema resolvido. Eles desejam algo em troca, já que conseguem escolher a dedo o dentista que fará o atendimento. Então, aposte em alguns diferenciais para atrair e fidelizar pacientes em seu consultório.

Você pode oferecer brindes, como kits de higiene bucal, ou até mesmo descontos em procedimentos, caso eles venham a fazer novos tratamentos. Apostar em formas de pagamento diferenciada para pacientes fiéis também é uma forma de incentivá-los a retornar para a clínica quando precisarem de outro procedimento.

6. Aposte em um atendimento excelente

O atendimento de qualidade faz toda a diferença na hora de fidelizar os pacientes no consultório. Não adianta ter um local com equipamentos de última geração, investir em diversos cursos de especialização, oferecer os tratamentos mais modernos, se o atendimento é mais ou menos.

Quando um paciente chegar ao seu consultório, pergunte seu nome, ouça quais são seus problemas e tenha paciência para explicar qual é a melhor solução para ele. Faça a pessoa perceber que você realmente se preocupa em resolver o que incomoda e não somente ganhar dinheiro. Assim, você ganhará a confiança das pessoas e sua agenda ficará cheia.

7. Invista no marketing de relacionamento

Ter bons relacionamentos é a palavra-chave para o sucesso de qualquer negócio. Então, se você quer ser um dentista reconhecido, precisa se relacionar com seus pacientes. Procure manter um banco de dados com todas as informações possíveis deles e envie cartões e e-mails em datas especiais, como aniversário, Natal, Dia dos pais, Dia das mães, etc.

Além disso, é sempre bom ligar para o paciente quando ele ficar muito tempo sem ir ao consultório. Uma boa opção é lembrá-lo que ele não deve ficar mais de 6 meses sem consultar o dentista e que a limpeza dentária deve ser feita no mínimo uma vez por ano.

Essas são nossas dicas para você ter sua agenda de pacientes sempre cheia. Coloque-as em prática e colha os resultados!

Agora que você já sabe como ter uma agenda com todos os horários marcados, confira 4 principais estratégias de marketing que devem ser adotadas para ter sucesso em seu consultório! Aproveite!


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