Descubra agora o que é análise SWOT e como aplicar na empresa


Descubra agora o que é análise SWOT e como aplicar na empresa
Quando a gestão de uma empresa é bem-feita, é possível aumentar a produtividade da equipe, controlar a realização das atividades com mais eficiência e reduzir os riscos em suas operações.  

Trata-se de uma metodologia de análise de gestão que vem ganhando cada vez mais espaço e notoriedade nas organizações. Ela pode ser determinante para o sucesso de uma empresa, pois identifica as vantagens e deficiências do negócio.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e saiba o que é análise SWOT, sua relevância dentro das empresas e como ela pode ser aplicada. Confira! 

O que é análise SWOT em termos de planejamento estratégico?

A análise SWOT contribui para o planejamento estratégico da empresa no sentido de embasar a tomada de decisões. Por meio dela, é possível ter um diagnóstico completo sobre a empresa, reduzindo as chances de erro na hora de realizar um passo importante, como o de expansão ou de implementação de uma nova tecnologia.

Afinal, o que significa a sigla SWOT? 

O termo SWOT vem do inglês, que consiste na formação da sigla para as palavras Strengths (força), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). É realmente a partir desses elementos que se monta a chamada matriz SWOT. A seguir, veja a definição de cada um dos quatro elementos: 
 
  • strenghts — diz respeito aos fatores positivos de seu negócio, como os diferenciais em relação à sua concorrência; 
  • weaknesses — consiste no detalhamento dos pontos que precisam ser melhorados na sua empresa; 
  • opportunities — trata-se dos fatores que podem trazer crescimento para a empresa; 
  • threats — aqui, serão descritos os fatores que podem prejudicar a empresa, como as novidades apresentadas pela sua concorrência.

Como colocar em prática a análise SWOT? 

Conheça, agora, os meios de se colocar a análise SWOT em prática. Acompanhe.

Defina as forças e fraquezas (interno)

Na primeira fase da análise SWOT, deve-se começar olhando para dentro — isto é, considerar as forças e as fraquezas. No primeiro caso, considere as vantagens que a sua empresa tem em relação aos concorrentes. Geralmente, esses são destacados com elogios pela sua clientela. 
 
Já quanto às fraquezas, é preciso analisar e reconhecer os erros comuns de gestão. Por exemplo, no caso de um consultório médico, deve-se levar em conta os erros de focar somente nas metas e oferecer um mau atendimento e descuidar da gestão financeira, dentre outros fatores.

Determine as oportunidades e ameaças (externo)

Já as oportunidades e ameaças dizem respeito ao que está no ambiente externo, do lado de fora. Quanto às oportunidades, pode-se considerar, por exemplo, a possibilidade de adotar o uso de um software de gestão ou investir em marketing pessoal e propaganda
 
Quanto às ameaças, deve-se observar mudanças no mercado, no comportamento do consumidor e nos preços de custo dos insumos. Não se trata de tentar prever o futuro, mas, sim, identificar tendências e preparar-se para elas.

Faça as correlações

A análise SWOT por si só não tem serventia alguma. É preciso realizar uma avaliação de todos os fatores internos e externos relacionados ao seu negócio. A recomendação é ver como as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades se relacionam entre si.
 
Por exemplo, observe as suas forças e identifique como elas podem ajudar a potencializar o negócio, se aproveitadas as oportunidades identificadas. Também analise como as forças da sua empresa podem auxiliar na redução de possíveis consequências de um cenário de ameaças. Faça essa análise regularmente e tenha mais segurança no seu negócio.
 
Essas foram algumas informações sobre o que é análise SWOT. Dentre as vantagens que essa análise proporciona para a empresa estão o aumento da margem de segurança para a tomada de decisão, a ampliação do conhecimento profundo do cenário econômico e a indicação de alternativas de ação.
 
Quer conhecer outra dica de como alavancar o seu negócio? Leia agora mesmo o nosso conteúdo sobre como fazer uma boa administração de clínica

Ficou com alguma dúvida?

Preencha o formulário abaixo para que um de nossos consultores entre em contato.