Saiba como fazer a definição de preço para a sua clínica


Saiba como fazer a definição de preço para a sua clínica

Você sabia que boa parte dos resultados que a sua empresa tem em vendas e faturamento está relacionada com a definição de preço? Afinal, esse é um fator que ajuda a determinar se a contratação dos seus serviços é viável ou não.

Neste post, você vai ver um pouco sobre qual é a importância da precificação e como fazê-la do jeito certo, além de algumas sacadas e boas formas para encontrar os valores ideais. Vamos lá?

Por que a precificação é importante?

Os motivos para ficar de olho na precificação são bem amplos. E tem uma razão importante para isso — é impossível ser bem-sucedido na venda de algum produto sem a preocupação com a saúde financeira dos clientes.

Além disso, a precificação é um fator que garante a atração de novos clientes. Isso porque um valor bem definido ajuda a aumentar a margem de lucro enquanto destaca o seu serviço da concorrência.

Outro fator importante é o equilíbrio financeiro do seu negócio. Preços inadequados ou muito distantes da realidade do consumidor podem prejudicar as finanças da empresa e dificultar as projeções orçamentárias.

Como precificar do jeito certo?

Não há nenhuma receita certa para precificar um produto. No entanto, existem alguns macetes que podem ser úteis, como você vai ver a seguir.

Fique de olho na concorrência

A concorrência revela o quão bem-sucedida uma definição de preço pode ser. E o que isso significa? Na prática, que existe um alinhamento entre o que é oferecido e o que é cobrado.

Observar seus concorrentes e, principalmente, a qualidade do serviço oferecido em relação ao preço cobrado pode trazer pistas valiosas sobre quanto as pessoas estão dispostas a pagar sem comprometer a saúde das próprias finanças.

Determine uma boa margem

A margem de lucro é um dos fatores mais importantes da precificação. Isso porque define diretamente quanto você vai embolsar em relação ao custo que você tem com o próprio produto.

De forma geral, o lucro indica duas coisas: a eficiência da sua equipe na hora de fornecer o serviço e o quão ele é relevante para as pessoas. Por isso, a margem deve ser definida de forma responsável, servindo como um indicador de eficiência e interesse.

Faça uma análise de custos e despesas

Ao contrário do que muitos pensam, custos são diferentes de despesas. Imagine que você gerencia uma clínica. Os custos têm relação direta com a atividade central da empresa. No caso, o fornecimento de um serviço médico ou de consultas, por exemplo.

As despesas, por outro lado, fazem parte dos gastos com a empresa, mas não têm relação direta com a atividade central, como materiais para a clínica e infraestrutura. Fazer uma análise desses dois tipos de gasto é essencial para uma boa precificação.

Fazer uma boa definição de preço, como você pôde ver, é importantíssimo para o sucesso do seu negócio, além de definir, em boa medida, quanto os seus clientes vão investir em você.

Se você ainda não tem experiência com a precificação do seu negócio, contar com o apoio de uma empresa especializada e com experiência nesse tipo de problema pode ser uma boa maneira de começar.

E você? Quer dar o próximo passo na sua estratégia com quem realmente entende do assunto? Então, entre em contato com a gente!


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